Manchetes secundárias Turismo e Lazer

Edital do Frohsinn deve ser lançado nos próximos dias

FOTO: Jaime Batista da Silva

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta quinta-feira (4), em caráter de urgência, o projeto de lei que autoriza o Município a repassar a exploração do imóvel onde funcionava o Restaurante Frohsinn para a iniciativa privada. Assim que a lei for sancionada, o prefeito Mário Hildebrandt poderá lançar o edital para exploração do espaço. A expectativa é que isso ocorra em no máximo uma semana, pois o edital já está pronto.

O imóvel onde funcionou o Restaurante Frohsinn no Morro do Aipim foi fechado há seis anos. Há quatro anos, o prédio foi destruído em um incêndio criminoso segundo laudo do Instituto Geral de Perícias de Blumenau. Até hoje, não se sabe quem colocou fogo no local.

A reconstrução do prédio foi anunciada pela Prefeitura logo após o incêndio e os recursos vieram do seguro do imóvel. O primeiro edital, lançado em dezembro de 2017, não teve nenhuma proposta até 26 de fevereiro, data limite para abertura dos envelopes. Na época, o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, chegou a levar empresários do ramo cervejeiro para conhecer a estrutura reformada. Porém, mais uma vez, não interessou a nenhum deles.

Após ter a expectativa abalada por nenhuma proposta apresentada, a Prefeitura voltou a estudar as condições do edital, para propor novamente. Na primeira proposta, quem vencesse a licitação, teria que investir cerca de R$ 700 mil para finalizar a parte elétrica, hidráulica e fazer cozinha no prédio reconstruído. O aluguel mensal de R$ 12 mil seria abatido até chegar a este valor. Além de uma cervejaria e pratos típicos no cardápio, o novo empreendimento tem que garantir o acesso ao mirante de forma gratuita ao público, mesmo que não estejam no restaurante.

O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, está sendo procurado pela reportagem do Cidade Plural para saber se há alterações significativas no novo edital.

Giovanni Ramos
Estudante de Doutoramento em Ciências da Comunicação. Jornalista com mais de 10 anos de experiência no Brasil. gio@vivacovilha.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *