Você é feliz em Blumenau?

24 de Janeiro de 2017

Arquiteto e urbanista. Professor da Furb


Governos, instituições, empresas e indivíduos, todos temos interesses e objetivos diversos, ideias e ideologias diferentes. Mas, talvez haja um objetivo maior, um propósito comum que nos une, a busca da felicidade! Todos querem ser felizes, a pergunta é: como e onde?

Neste início de século um fenômeno se tornou absolutamente presente e inevitável, a vida nas cidades. Este é o palco, o espaço, o local definitivo de nossa existência nos próximos 100 anos, neste sentido, precisamos compreender o que significa a felicidade individual e coletiva no território urbano, suas características, o jeito que vivemos hoje, o que nos faz feliz e o que nos incomoda nas cidades.

Blumenau é uma cidade de gente trabalhadora e forte, que resiste bravamente a cada enchente e outros fenômenos ambientais, ao caos no trânsito, à falta de planejamento urbano, poucas opções de lazer e culturais, excesso de trabalho e pressão por resultados. Uma sociedade sem o devido espaço público qualificado, onde praças, parques, ciclovias, transporte público de qualidade, pessoas interessantes, novos negócios e possibilidades permitam a inovação, o desenvolvimento cultural, social, ambiental e econômico com o jeito dos novos tempos, com o nosso jeito.

Será que somos uma cidade feliz? Com o propósito de compreender esta pergunta, construir uma resposta e acelerar sua conquista, surge na cidade um amplo movimento formado por entidades, instituições, profissionais liberais, empresários, professores, alunos, técnicos, investidores e cidadãos interessados em inovação e cidades para as pessoas. Interessados em compreender nossa realidade e vocação, junto com todos que quiserem participar, buscar e construir um propósito que motive e mobilize toda a sociedade, que a partir de novas tecnologias, internet, do potencial das pessoas daqui e de fora, nossa realidade local e da rede de parceiros, amigos e cidades, seja possível acelerar na direção de uma Blumenau inovadora e inteligente para as pessoas.

Qualquer ideia, plano, ação ou intervenção apenas deveria existir se tivesse o claro propósito de fazer as pessoas e a cidade mais feliz. E mais importante de tudo, você é feliz em Blumenau?