Um dia para agir em prol da preservação dos rios

14 de março de 2017
Redação Cidade Plural

Conscientizar a população sobre a importância da preservação dos rios e mananciais. Esse é o objetivo principal do Dia Internacional de Ação pelos Rios e contra Barragens, celebrado em 14 de março, que terá ações em diversas partes do mundo e Blumenau está inclusa.

O movimento surgiu em Curitiba em 1997 com a participação de 20 países que oficializaram a data em alusão ao I Encontro Internacional dos Atingidos pelas Barragens ocorrido na cidade. O movimento ganhou forma e espalhou pelo mundo inteiro, mas acabou não tendo muita força justamente no Brasil. Apenas cinco cidades se inscreveram para ações nesse ano.

Em Blumenau, a iniciativa é do grupo Amigos da Natureza, com base no bairro Progresso, que já foi tema de outras reportagens do Cidade Plural em suas mobilizações pela limpeza do Ribeirão Garcia.  O grupo levará na terça-feira (14), a partir das 10h, para as escadarias da Matriz, um pouco do trabalho que é feito pelo grupo no Ribeirão Garcia, com fotos, pôsteres e até materiais coletados junto ao ribeirão.

João Muniz, uma das lideranças do Amigos da Natureza, conta que a ideia de aderir ao movimento internacional veio após uma conversa com a arquiteta e urbanista Carolina Viviana Nunes, que sugeriu a adesão. A arquiteta atualmente mora em Munique na Alemanha onde desenvolve um projeto sobre cidades e rios junto a fundação Alexander von Humboldt, entidade reconhecida munidialmente no meio científico.

A exposição deve ir até por volta de 16h e quem passar pela Rua XV poderá conhecer outras iniciativas do grupo, que vem fazendo a diferença na região Sul de Blumenau.