Diz o Código Brasileiro de Trânsito:

Art. 170.
Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos:
Infração – gravíssima;
Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir;
Medida administrativa – retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

A regra vale tanto para pedestres como também para ciclistas e é este artigo do Código Brasileiro de Trânsito o foco principal de uma nova campanha da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias) que pede por respeito nas ruas da cidade.

Segundo o presidente da ABC, João Francisco Noll, a inteção é colocar alguns outdoors pela cidade, além de outros espaços na mídia impressa, audiovisual e digital, enfatizando a necessidade de motoristas de veículos motorizados respeitarem não apenas os ciclistas, mas também os pedestres.

Além da ABC, outras duas entidades que envolvem a bicicleta participarão diretamente da campanha: a União Blumenauense de Ciclismo e o Bike Anjo. Juntas, as três entidades buscam apoio de outras organizações para levar a campanha adiante. A Câmara de Vereadores foi procurada para divulgação na TV Legislativa, assim como o Núcleo de Mídia Exterior da Acib. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também será chamada para conversa.

Ouça a entrevista com o presidente da ABC no podcast