21/janeiro/2018

A imagem que acordou com Blumenau II

O antes e o depois


Editora do Cidade Plural/Estudante de Jornalismo na Furb

 

 

Na coluna do dia 17, publiquei a foto do Eraldo Schnaider, que companhava o prefeito Napoleão Bernardes, na ponte que interliga a rua Almirante Tamandaré com a Alberto Stein, para vistoriar os trabalhos das equipes de limpeza e manutenção, após a enxurrada do dia 16, que alagou diversos pontos, provocou deslizamentos e prejuízos em Blumenau.

Na coluna:

  • Fiz um alerta à população, chamando atenção de todos para a conscientização ambiental, pois entre os entulhos havia muitas garrafas pet e lixos diversos.
  • Elogiei a gestão, pois há na área central de Blumenau, mais de 200 contêineres espalhados para a coleta seletiva.
  • Outra questão que surgiu foi que em um dos comentários no post do Facebook, um dos internautas disse que no momento da coleta o lixo é misturado (estou aguardando a resposta da Gerência de Resíduos Sólidos do Samae), para saber como funciona o momento da coleta e separação posterior.
  • Segundo um post feito no dia 18 na página oficial do Prefeito no Facebook: “Garrafas pet, geladeiras, fogões e até um carro foram encontrados em nossos ribeirões”. Além disso, ele postou a imagem do antes e depois da limpeza, confira abaixo:

  • No link você confere a lista de resíduos que podem ser reciclados, divulgados pelo Samae: clique aqui

Concluindo:

Precisamos de uma ação conjunta. Me satisfaz que a Prefeitura tenha cumprido o trabalho de limpeza da área em dois dias. O foco da coluna foi chamar a atenção da população para que tenham essa preocupação de destinar o lixo corretamente para evitar que impeça o escoamento da água após enxurradas e até mesmo enchentes.

Vou terminar a coluna citando o que o Napoleão colocou no post do Facebook:

É dever do poder público a manutenção e limpeza da cidade,

porém é nossa corresponsabilidade a

destinação correta do lixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *