28/julho/2016

Bicicleta nas Eleições: campanha é lançada em Blumenau

Campanha vai pedir melhoras na mobilidade urbana como um todo, como foco nas pessoas


redacao@cidadeplural.com.br

IMG_20160727_194526482

Quais as propostas dos candidatos a prefeito de Blumenau em relação a mobilidade urbana? O que aqueles que desejam governar a cidade pelos próximos quatro anos têm a dizer a respeito da malha cicloviária, da situação das calçadas, do transporte coletivo? Mobilizar a cidade em defensa de uma mobilidade urbana mais humana é a grande proposta da campanha BICICLETA NAS ELEIÇÕES, um projeto nacional que Blumenau irá participar.

A campanha nacional é da União de Ciclistas do Brasil (UCB). Por aqui, a responsabilidade será da ABC Ciclovias com apoio de outras entidades e coletivos como a Rede Minha Blumenau e a Bike Anjo. Na próxima semana, um questionário será lançado na internet para captar sugestões e observações dos blumenauenses quanto a mobilidade urbana. O material será a base para uma carta de compromisso que a ABC produzirá para que os candidatos assinem e se comprometam.

O lançamento da campanha ocorreu na quarta-feira (27) no Galpão de Arquitetura da Furb. Presidente da ABC Ciclovias, o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo João Francisco Noll conta que a principal proposta é mobilizar para as pautas que a ABC promove como a segurança para ciclistas e pedestres. “Não é apenas pedir ciclovias e ciclofaixas, é ter um novo modelo de cidade com calçadas mais largas, com mais segurança para todos. Vamos apresentar a carta aos candidatos, vamos convidar eles a pedalar pela cidade também”, comenta.

Voluntária da ABC Ciclovias, Sheila Hempkemeyer conta que a participação da população na elaboração da carta é fundamental. Para ela, a cidade vem regredindo nos últimos anos na questão da mobilidade urbana, pois as obras e as ações nunca privilegiam pedestres e ciclistas.

Sabatina

Entendendo a necessidade de colocar a mobilidade urbana como um dos temas centrais dessas eleições e fazer com que os candidatos apresentem propostas concretas em sintonia com a Politica Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegia o transporte não motorizado ao motorizado e o público ao individual, O Cidade Plural propôs a ABC Ciclovias a realização de sabatinas com os candidatos a prefeito para tratar exclusivamente do assunto.

A proposta foi bem recebida e novas reuniões serão agendadas para tratar da organização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *