Atelier Vertical da Furb começa nesta terça-feira (9)

Integrar o curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb com a comunidade blumenauense, através da realização de projetos em parcerias com as entidades. É desta forma que o Atelier Vertical passou a se apresentar nos últimos anos. O evento faz parte do calendário acadêmico e terá a sua edição de 2017 iniciada nesta terça-feira (9).

Todos os alunos e professores do curso se envolvem no evento. Esse ano serão 13 temas apresentados pela comunidade que os alunos trabalhão num projeto, cada tema com um grupo que mistura alunos de diversos períodos do curso.

Estarão presentes esse ano entidades como o Clube Náutico América, a Casa Santana, além de outros projetos comunitários. “Esses coletivos, essas entidades trazem os seu problemas, a sua realidade para dentro do atelier vertical, e os alunos em quatro dias visitam os locais e discutem como resolver os desafios apresentados”, explica o professor Christian Krambeck.

O professor conta o exemplo da Casa Santana, um abrigo de idosos que participou pela primeira vez do Atelier em 2015. Naquela oportunidade, foi proposto pelos alunos a criação de um café. Eles pegaram o projeto feito no curso, buscaram doações e conseguiram implantar o café.

Comunidade convidada

As reuniões e ações dos alunos ocorrerão de terça-feira até quinta-feira e na sexta-feira (12) de manhã será feita a apresentação dos projetos. Para a comunidade que não participa diretamente de um dos 13 temas selecionados, haverá ações durante à noite como um festival de música gratuito na terça-feira (19h), oficinas de desenho à mão livre na quarta-feira (19h) e a exibição do documentário a Ponte na quinta-feira (20h). As atividades serão todas no Galpão de Arquitetura na Rua São Paulo em frente ao ponto de ônibus do Campus 1 da Furb.