Arquitetura e Urbanismo da Furb lança revista digital

27 de novembro de 2017
Redação Cidade Plural

A poluição visual está muito presente em nossas cidades, e é consequência e resultado de uma série de situações e também efeito da deterioração dos espaços da cidade.

A cidade deve ser um local agradável para viver e trabalhar, onde tenham áreas de lazer, recreação, cultura, saneamento, transporte público de qualidade.

Partindo dessa proposta, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), vai lançar na próxima terça-feira, dia 28, a revista digital RUA, desenvolvida na disciplina de Teoria Estética da Arquitetura, ministrada pelo professor Christian Krambeck.

Além disso, o produto vai eternizar a comemoração dos 25 anos do curso na Universidade.

“A revista é o primeiro passo para mudarmos a percepção das pessoas na cidade. Abordamos vários assuntos e projetos que realizamos no curso”, comenta Christian.

O conteúdo aborda a 28º edição do Concurso Nacional Ópera Prima que selecionou como um dos finalistas regionais a estudante da Furb, Mariana Maass, sob orientação do professor Hugo Nieto.

Outra parte fala sobre a contrução de uma casinha na árvore que os estudantes planejaram e construíram, no dia 11 de novembro, CEI Irma Maria Christa Prullage, localizada no bairro Itoupavazinha, através do projeto de extensão Ateliê Vertical. O material para a construção foi conseguido a partir de doações.

Também há uma conversa entre o arquiteto, Thiago Borges Mendes, que discutiu com os alunos o papel da universidade na formação de Arquitetos e Urbanistas e as dificuldades encontradas pelos estudantes e recém formados no mercado de trabalho brasileiro.

A proposta da disciplina é fazer uma revista por semestre.

O conteúdo da revista digital pode ser acessado no site

 

Para a estudante do quinto semestre, Katharine Schuanwz, a revista digital é um meio para que o alcance seja abrangente sobre a arquitetura e o que ocorre na nossa cidade.

“Queremos que atinja mais do que os mesmos, e que sirva pra apresentar a arquitetura que ainda é pouco comentada e valorizada na nossa cidade”, conta.

 

Sobre o curso de Arq&Urb da Furb

Em  18 de setembro de 1990, o curso de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado  e a primeira turma, com 50 alunos iniciou em fevereiro de 1992, ingressando através do vestibular assim como nos dias atuais.

Dentre os alunos da primeira turma, que se formaram em 1996, estava também Stella Nemetz, que hoje é arquiteta e professora do curso.

Em 2005 o curso teve seu primeiro aluno premiado pelo Concurso Nacional Ópera Prima.

Ricardo Packer, ganhou o prêmio coordenado pelo professor Hugo Nieto.

Em 2012 o curso teve a primeira edição do Ateliê Vertical, uma iniciativa para integrar os alunos de vários semestres em torno de projetos voluntários de serviço a comunidade