Rota de Cicloturismo na região começa a ser mapeada

5 de dezembro de 2017
Redação Cidade Plural

A criação de uma rota de cicloturismo na região foi tema de encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, no Biergarten Bioleben, em Guabiruba.

O assunto já havia sido debatido em reunião no mês de outubro com representantes dos municípios de Brusque, Botuverá, Gaspar, Guabiruba e Nova Trento, ocasião em que ficou acordado o interesse das cinco cidades em participar do projeto e o início de uma análise técnica e identificação dos recursos naturais e religiosos que poderiam integrar o roteiro.

O ciclista Ivo Leonardo Schmitz, membro do Clube de Cicloturismo do Brasil e da ASSEPAVI – Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí, apresentou aos participantes uma ideia de roteiro.

“A reunião foi produtiva pois reunimos representantes das cidades envolvidas nesse projeto para conversar sobre a definição do percurso, por áreas não urbanas, buscando atrativos naturais, culturais e comerciais. E a próxima etapa é fazer a apresentação dessa rota para o poder público e iniciativa privada, para que avaliem os benefícios de fazer parte desse projeto e investirem nesse trabalho para que tenhamos uma evolução daqui em diante”, descreve Leonardo.

De acordo com o presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, a ideia é reunir autoridades, entidades e empresários para buscar apoio ao projeto.

“Já temos uma prévia do roteiro e o cicloturismo certamente será um grande diferencial para nossa região, que vai explorar os atrativos de cada cidade. Além do ciclismo também podemos criar rotas religiosas e de caminhada, sendo que a parceria de entidades, empresas e poder público é fundamental para fortalecer essa iniciativa”, destaca Marcelo.

Durante o encontro ficou definido que empresários, entidades e poder público, serão convidados para uma reunião no mês de fevereiro de 2018, que terá o SESC como local, para apresentação do Circuito de Cicloturismo na região.