24/abril/2018

Centro Cultural da Vila Itoupava recebe mostra do Bernard Scheidemantel

Ele é considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí


redacao@cidadeplural.com.br

De 15 de maio a 15 de junho, ocorre a mostra do material histórico do livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, de Geislon Tiago Rodrigues, no Centro Cultural da Vila Itoupava, em Blumenau.

“A exposição é um complemento do livro, e, uma forma mais prática de levar ao conhecimento de mais pessoas a história de Bernard. Os desenhos estarão expostos e mesmo quem não possui o livro vai poder conhecer um pouco mais sobre os seus trabalhos”, diz Rodrigues.

A entrada da exposição é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Com texto de apresentação e coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues, o livro é um registro da vida e da obra do imigrante alemão Bernard Scheidemantel, precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí.

O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

 

CARL BERNHARD SCHEIDEMANTEL

Nasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, localidade próxima a Merseburg, Sachsen-Anhalt, Alemanha.

Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst.

Em 16 de fevereiro de 1862, casou-se com Agnes Müller.

Scheidemantel era um exímio desenhista e bom tipógrafo.

É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos.

Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da colônia Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *