Sobre o Cidade

Cidade Plural é um projeto de jornalismo independente lançado em 18 de fevereiro de 2016 pelo jornalista Giovanni Ramos com o objetivo de dar voz e espaço para os movimentos e coletivos da cidade de Blumenau, Santa Catarina.

O portal adota o jornalismo público (ou cívico) – tem o objetivo de participar ativamente das decisões que melhoram o dia-dia da cidade, com foco em cinco áreas: Cultura e Arte, Turismo e Lazer, Urbanismo Cidadania e Inovação.

As referências nacionais e internacionais do Cidade Plural são o americano Huffington Post (que possui versão no Brasil) e o Catraca Livre.

O projeto, desenvolvido na plataforma wordpress, funciona como um misto de revista online com blog, trazendo notícias e reportagens sobre os temas citados, além de opiniões de colaboradores das cidades.

No ano de 2016, o Cidade Plural atenderá apenas Blumenau e eventualmente municípios vizinhos.

Missão

  • Contribuir através do jornalismo por uma cidade mais humana, plural, com melhor qualidade de vida;
  • Ser um elo de ligação entre grupos sociais, pessoas e ideais por uma cidade melhor;

Valores

  • Defesa dos Direitos Humanos;
  • Incentivo a economia criativa;
  • Defesa da visão de que uma cidade deve ter prioridade com as pessoas;

Objetivos

  • Promover e incentivar a cultura e a economia criativa na cidade de abrangência
  • Defender a participação popular na tomada das decisões do poder público

 


 

As vozes do Cidade Plural

Editor

Meu instantâneo 1Giovanni Ramos – editor@cidadeplural.com.br
Jornalista formado pela Univali em 2006, possui 11 anos de experiência na área. Atualmente mestrando em jornalismo pela Universidade da Beira Interior em Portugal, já foi conselheiro de Cultura de Blumenau e um dos criadores da Feirinha da Servidão Wollstein. Atua também como desenvolvedor de sites em formato wordpress.
Outros sites: www.gioramos.net

Colaboradores

ana-paulaAna Paula Dahlke – anapaula@cidadeplural.com.br
Estudante de jornalismo na Furb, possui 19 anos. Estudou o ensino médio no Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau. Participa do grupo Adote a Cidade. Interesse em temas de cultura, politica e mobilidade urbana.

 

chrstianChristian Krambeck – christian@cidadeplural.com.br
Arquiteto e urbanista, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb, sócio proprietário da Terra Arquitetura. No Cidade Plural escreve artigos sobre questões urbanas e o futuro das cidades.

 

diegoDiego Lottin – diego@cidadeplural.com.br
Produtor cultural da Microponto Produções, está há um ano em Blumenau com forte atuação no meio artístico da cidade. Foi um dos organizadores do Grito Rock, da Batalhe do Vale, Conexão Blumenau e está a frente da Feirinha da Servidão Wollstein.

manoellaManoella Back – manoella@cidadeplural.com.br
Jornalista e entusiasta cultural. Prefere debater astrologia e política. “Tem coisa na vida que dá preguiça e é sobre essas coisas que eu venho escrever. Gosto arte e cerveja. Críticas são bem vindas”.

 

Júlia Dourado e Ana Letícia Knuth – urbanas@cidadeplural.com.br
Júlia Dourado é jornalista e professora de inglês. Ana Letícia Knuth é arquiteta e urbanista, mestranda em urbanismo e criadora do aplicativo Vote Consciente. Juntas, elas assinam a coluna Discussões Urbanas, que também circula no Jornal Metas, sobre questões que tratam de como vivemos e nos relacionamos com as cidades.