Educação em transição – TEDxBlumenauSalon

O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb Christian Krambeck estreia no Cidade Plural



Arquiteto e urbanista. Professor da Furb
Talita Moser no palco. FOTO: Blink Studios
Talita Moser no palco. FOTO: Blink Studios

Casinha Amarela! Podemos dar muitos tipos de primeiros passos quando sabemos o porque. E todos estarão certos… essa foi a impressão que tive ao ouvir a experiência carinhosamente compartilhada pela Talita Moser. Ela participou, a partir de experiências próprias, inclusive o parto e criação do filho, da construção coletiva de um novo espaço de educação infantil, baseada na educação ativa, onde as crianças são apenas crianças e têm liberdade e autonomia. Brincam, aprendem e são felizes com os amiguinhos. Lembrança e experiência decisivos na formação do cidadão adulto que serão.

O objetivo aqui não é falar sobre a educação em si, mas sobre o acesso a várias pessoas e experiências que estão construindo em rede e de forma cooperativa e colaborativa, novas respostas para problemas antigos e novos. O mundo está mudando, rapidamente, temos vários desafios e possibilidades. Aceitar a tendência predominante de produtivismo, consumismo, individualismo, distanciamento do mundo real e pessoas, super-exploração dos trabalhadores e extinção em massa de empregos.

Aceitar a manutenção de instituições, políticos e modelos falidos e ultrapassados, que não nos representam mais; ou compartilhar, descobrir, dialogar, olhar, ouvir, conectar, filtrar e garimpar ideias e coisas boas acontecendo por todo o mundo.

Por isso o Caio Dib largou emprego e uma vida estável para cair no Brasil de mochila, desde o norte até voltar a São Paulo, conhecendo a realidade de várias regiões, pessoas fantásticas e suas experiências simples e amorosas para mudar a vida de crianças, adultos, idosos e comunidades inteiras através de uma nova forma de fazer educação, considerando acima de tudo, a participação das pessoas, deixando que elas mesmas falem de seus problemas, necessidades e sonhos.

O mundo está mudando e pude ficar mais tranquilo ao ouvir e me identificar com a Rafa Cappai, mineirinha porreta que assumiu sua multi-polaridade e multi-talentos, escreveu o ótimo livro Criativo e Empreendedor, sim Senhor!, fundou uma empresa chamada Espaçonave, que pretende ajudar “quem decidiu viver fazendo o que ama e quer transformar paixão e talento em negócio”.

Vivemos um modelo social e educacional ultrapassado, nos sentimos desconfortáveis e infelizes, mas o que fazer se ainda somos minoria, apenas sementes brotando? Sem tempo para responder esta questão filosófica e sem saber que era impossível, Rodrigo Oneda foi lá e fez a IsCool. Startup que pretende criar condições simples e estímulo para que cada um possa compartilhar o pouquinho a mais que sabe sobre determinado tema, pelo qual é apaixonado, com seus amigos e rede. Uma forma autoral, viral, simples e exponencial de educação inovadora.

E pra terminar, precisamos apoiar, divulgar, cuidar e proteger o Tedx Blumenau, ele é um patrimônio dos blumenauenses para todos que quiserem usufruir, ele é um dos atores principais desta transformação que estamos iniciando, que estamos sonhando e fazendo. Ele e principalmente as talentosas, inspiradoras e dedicadas pessoas que o fazem, merecem não apenas nosso respeito e agradecimento, mas nossa energia e conexão para a partir dos conteúdos e exemplos compartilhados, ir além, fazer junto, fazer mais, mudar nossas formas de pensar e ver o mundo hoje.