Blumenau.digital – um ambiente online para a inovação

21 de junho de 2017
Redação Cidade Plural

Uma espécie de rede social onde é possível saber quais são as empresas da cidade, as novidades no setor, o calendário de eventos e futuramente com outras ferramentas de integração visando o desenvolvimento da economia da cidade. Essa é a proposta do Blumenau.digital, uma plataforma lançada pela Prefeitura na segunda-feira (19) voltada para inovação e o empreendedorismo.

VISITE O BLUMENAU.DIGITAL

A criação da plataforma estava prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau (Pedem) para o Eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e foi elaborado por meio de uma parceria entre a IBM, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) a blumenauense Himaker e o Blusoft.

Inicialmente, a plataforma conta conterá calendário de eventos, cadastro das empresas de Blumenau e um feed de notícias de instituições envolvidas, mas a intenção da Sedec é ampliar os serviços, integrando também com a Praça do Empreendedor e facilitando a abertura de novas empresas.

 

“Temos em andamento a Lei de Inovação e o Centro de Inovação que ficarão prontos em breve. Juntamente com o portal, vamos potencializar a cultura empreendedora na nossa cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Móris Kohl,

A cidade já possui uma plataforma de integração na Cultura, com a página Blumenau Mais Cultura, lançada em 2015, que inclui um grande banco de dados da produção artística local.

Incubação de empresas

Para novos empreendedores o Instituto Gene está com um edital aberto para incubação de empresas até o dia 25 de junho. Foram ofertadas 25 vagas para três categorias: cinco para pré-incubação (projetos podem ficar até seis meses), 10 para incubação-residente (quando a empresa se instala no local) e 10 para incubação virtual.

No edital lançado na semana passada, são oferecidas 25 vagas para três categorias. Na pré-incubação, que é a fase de maturação da ideia e definição do plano de negócio, os projetos poderão permanecer por até seis meses e há cinco vagas disponíveis. Já nas categorias incubação-residente, que é quando as empresas são instaladas fisicamente nas dependências da incubadora, e incubação-virtual, cujas empresas não se instalam no local, mas têm acesso a todos os serviços, o período é de até três anos e há dez vagas disponíveis para cada uma.

A apresentação dos projetos será entre os dias 3 e 7 de julho. e até o dia 12 será divulgado o resultado final do edital. Mais informações pelo telefone 3321-7800 ou pelo e-mail atendimento@institutogene.org.br.

CONFIRA O EDITAL