Reality Show Eisenbahn Mestre Cervejeiro estreia hoje na TNT

26 de outubro de 2017

Editora do Cidade Plural/Estudante de Jornalismo na Furb


A cervejaria Eisenbahn promove a oitava edição da competição Mestre Cervejeiro. A novidade é que dessa vez tudo será transmitido pelo canal TNT com oito episódios de trinta minutos.

Idealizado pela Eisenbahn e Leo Burnett Tailor Made, e criado e produzido pela Endemol Shine Brasil, o formato possui o objetivo de levar o conhecimento cervejeiro para mais pessoas, descobrir e valorizar a autêntica cerveja artesanal do Brasil.

Centenas de participantes enviaram amostras de suas receitas de estilo APA (American Pale Ale), em julho. Após passarem por um equipamento avançado de avaliação de cerveja (Beer Analyser), foram degustadas por um júri técnico especializado que utilizou os seguintes critérios: Aparência, Aroma, Sabor, Sensação de boca e Fidelidade ao Estilo.

O resultado saiu em agosto e nove concorrentes foram eleitos para participar do programa.

O dono da receita campeã terá como prêmio a produção de distribuição de sua cerveja em uma edição especial da Eisenbahn, em 2018, e irá visitar uma rota cervejeira em Munique, na Alemanha.

O programa estreia hoje, dia 26, às 23h30.

Todas as quintas será um episódio. As reprises serão às terças-feiras e aos sábados, na faixa das 12h30.

 

As produções durante o programa serão avaliadas pelo seguinte corpo de jurados:

Bia Amorim: É sommelière de cerveja e colunista nos sites Papo de Homem e Farofa Magazine, formada em hotelaria e pós-graduada em gestão de negócios em serviços de alimentação.

Juliano Mendes: É sócio-fundador e diretor de vendas e marketing da Cervejaria Eisenbahn. É também especialista e consultor para o mercado de cervejas especiais e produtor de queijos especiais.

Sady Homrich: O baterista da banda gaúcha Nenhum de Nós também é especialista em cervejas e já escreveu para o jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto. É formado em engenharia química e um apaixonado pela boa gastronomia.

 

Os participantes eleitos vêm de várias regiões do país e são das mais diversas áreas de atuação no mercado, com uma paixão em comum: a produção de cerveja artesanal.

Alan Weiss, 31 anos: Gaúcho que mora atualmente em Curitiba (PR). O analista de sistemas estudou produção de cerveja na Bodebrown nos cursos básico e intermediário e se tornou sommelier de cervejas pela Universidade Positivo.

Fernando Azevedo, 32 anos: É de Bragança Paulista (SP), o engenheiro mecânico possui mais de 50 brassagens (processo de produção da cerveja). Especializou-se em cursos básicos e avançados de cerveja caseira, é sommelier de cerveja e mestre em estilos. Em seu casamento, produziu 300 litros de sua própria receita para servir aos convidados.

Gustavo Cruz, 32 anos: O publicitário de Campina Grande (PB) é um autodidata na disciplina cervejeira. É apaixonado por produzir novas receitas e tem mais de 25 brassagens.

Gustavo Reis, 36 anos: O mineiro que hoje mora em São Caetano do Sul (SP) é engenheiro mecânico e possui mais de 25 brassagens. Sua especialização foi um curso de produção caseira. Para seu casamento, recebeu os convidados com sua própria receita de IPA.

Ivan Tozzi, 43 anos: O jornalista de São Paulo (SP) tem mais de 35 brassagens, se especializou na arte cervejeira com o curso Fabricação de Cerveja e Off Flavors, workshops sobre malte, lúpulo, água, levedura e ainda buscou conhecimento em química, física, biologia e história para se aprofundar.

João Biato, 26 anos: O advogado de Ribeirão Preto já passou de sua primeira centena de brassagens. Seu conhecimento cervejeiro vem de um curso básico pelo Senac, outro de produção de cerveja caseira pelo EDUK e é técnico em Cervejaria pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

Lucas Ladwig, 31 anos: De Florianópolis, o designer com mais de 50 brassagens se especializou em cursos de fabricação caseira, lúpulo, análise sensorial, lambics e sours e sobre como de montar a própria cervejaria.

Raul Rangel, 27 anos: O turismólogo que nasceu em Natal e mora em Ubatuba (SP) já tem mais de 50 brassagens e é um autodidata e possui histórias bastante interessantes de sua produção de cerveja.

Rodrigo Teixeira, 36 anos: O carioca que mora em Vitória (ES) é educador físico e autodidata cervejeiro com 15 brassagens.

Editora do Cidade Plural/Estudante de Jornalismo na Furb