Inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas estão abertas

29 de novembro de 2017
Redação Cidade Plural

Foto: Daniel Zimmermann

Nesta quinta-feira, dia 30, abrem as inscrições para a 6ª edição do maior e mais importante concurso cervejeiro da América Latina, o Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.

A partir das 8h cervejarias de todo o país já podem entrar no site oficial do Festival Brasileiro da Cerveja e inscrever suas amostras.

As inscrições vão até o fim de janeiro.

A organização espera a inscrição de quase 2.500 mil rótulos, o número superior aos de inscritos na edição passada, que foi de 2.034.

“Um dos maiores concursos cervejeiros do mundo não poderia deixar de ser idealizado, organizado e realizado na Capital Brasileira da Cerveja”, reforça o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck.

A edição de 2018 terá novidades. Uma delas será o valor de inscrição. Até o ano passado as cervejarias cadastravam suas amostras, pagavam a taxa e um valor a mais para concorrer ao The Best of Show, prêmio concedido à melhor cerveja do concurso.

Esse ano não haverá a cobrança de taxa extra para essa modalidade.

A cervejaria precisará pagar apenas a taxa de inscrição por cerveja e poderá escolher até 5 delas para indicar ao prêmio

Outra novidade é inclusão da categoria Catharina Sour, uma cerveja de trigo, com características ácidas e baixo teor alcoólico, que como o próprio nome já diz possui suas origens em Santa Catarina.

“Em 2016 lançamos o Brazilian Style, que premia as melhores cervejas com ingredientes brasileiros. Agora, incluímos o estilo Catharina Sour, que valoriza o estado e diferentes frutas. O estilo está em produção ascendente nas cervejarias, bem como vem ganhando cada vez mais consumidores”, diz a coordenadora técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, Amanda Reitenbach.,

 

O Concurso

O Concurso Brasileiro de Cervejas é considerado o segundo maior do mundo em quantidade de rótulos inscritos.

Em 2017 foram 2.034 rótulos participantes, um acréscimo de 38% com relação a 2016.

Se compararmos aos anos anteriores o crescimento é ainda mais significativo.

O número de amostras inscritas passou de 215 (2013), para 414 (2014), 874 (2015), 1.469 (2016) para 2.034.

Outro dado bastante expressivo: 69% do total de cervejarias do Brasil enviaram amostras para o Concurso.

O número de cervejarias também aumentou significativamente em 2017: foram 332, um crescimento de 50% se compararmos com a edição de 2016 do Concurso.