Soila Freese lança livro sobre a história da cerveja no Vale do Itajaí

21 de novembro de 2017
Redação Cidade Plural

No dia 7 de dezembro, às 19h30min, a jornalista e escritora Soila Freese lança a 2ª edição do livro “Ein Prosit Blumenau”.

A obra reúne a história das primeiras cervejarias da então colônia Blumenau, por meio de registros e memórias de amigos, filhos e netos de mestres-cervejeiros.

O evento ocorre na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau, e a entrada é gratuita e aberta a comunidade.

Segundo a jornalista, a tradição de produzir cerveja é algo muito presente em Blumenau e em toda a região. É uma herança cultural que não se perdeu com o tempo e que nas duas últimas décadas ganhou ainda mais força.

“Uma tradição que chegou com os imigrantes alemães que colonizaram a cidade e a região do Vale do Itajaí. Há pouco registro sobre o assunto e esta obra é um dos poucos materiais que reúne os fragmentos desta história”, comenta.

Na época da pesquisa, 2006 e 2007, a autora conseguiu conversar com alguns descendentes e amigos de mestres cervejeiros.

“Essas pessoas foram cruciais para a pesquisa que teve como pilar a história oral. Boa parte do material histórico foi encontrado com elas. São rótulos, documentos e fotografias que até então estavam apenas no acervo familiar”, conclui.