05/Abril/2018

Obra de Bernard Scheidemantel é tema de livro

Livro que conta história do jornalista, fotógrafo e artista alemão será lançado neste sábado (7) na Livraria Blulivro


Jornalista, editor do Cidade Plural

Que o alemão Bernard Scheidemantel era um jornalista e fotógrafo famoso no início da colonização de Blumenau, fundador do jornal Der Immigrant, quem conhece a história da cidade já sabia. Mas o que o publicitário Geislon Tiago Rodrigues descobriu em 2006, quando fazia seu trabalho de conclusão de curso, é que Scheidemantel também era um desenhista, litógrafo, um verdadeiro propagandista da colônia. As memórias e as artes do alemão são o tema de um livro que será lançado por Rodrigues neste sábado (7) na Blulivro do Shopping Park Eruopeu.

Intitulado, “Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau”, a obra é o resultado da pesquisa que Rodrigues começou a fazer após a faculdade e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau. A coordenação editorial é da jornalista Soila Freese e o projeto gráfico e capa de autoria do designer Roberto Lanznaster.

Rodrigues conta que o teu trabalho de conclusão no curso de Publicidade e Propaganda era sobre rótulos de cerveja, uma comparação da propaganda das cervejarias no início da colônia com as atuais. Durante a pesquisa, teve acesso no Arquivo Histórico de Blumenau a um álbum do próprio Scheidemantel que continha o portfólio dele.

“Desde que conheci o portfólio dele, tive a ideia de digitalizar e publicar esse material. Todo mundo conhece o Scheidemantel por ser fotografo e dono de Jornal, mas desenhista, litografo são poucos”, comenta o autor do livro.

 

A obra será o segundo trabalho de Rodrigues patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura. O publicitário já tinha participado de um documentário sobre a construção da Igreja Luterana do Centro em 2007. Além do livro, o projeto deste ano contempla duas exposições no Mausoléu Doutor Blumenau ainda em Abril e no Centro Cultural da Vila Itoupava a partir de maio.

SERVIÇO
Lançamento do livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, por Geislon Tiago Rodrigues
7 de abril, das 17h às 20h
Na Livraria Blulivro, Shopping Park Europeu, piso térreo (Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600, bairro Itoupava Norte)
Valor do livro: R$ 24,90
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Coordenação editorial: Soila Freese
Designer e capa: Roberto Lanznaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *