07/julho/2016

Fitub se aproxima dos 30 anos com vigor

Edição deste ano marca a despedida de Pita Belli do comando


Jornalista, editor do Cidade Plural
Titus Fúria abre o festival. FOTO: Divulgação
Titus Fúria abre o festival. FOTO: Divulgação

O maior festival universitário de teatro do Brasil e um dos maiores da América Latina. São quase 30 anos de história do maior evento artístico da cidade. A 29ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) começa nesta quinta-feira já com espetáculo da mostra universitária, a principal do evento. Na abertura, a entrada será franca, mas será preciso retirar uma senha para sentar de um dos mais de 800 lugares do Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes.

Será a 29ª edição porque em 2009 não houve festival, fato que provocou a revolta da classe artística e gerou o Nosso Inverno, que deu origem ao Colmeia. Apesar de neste ano não haver nenhum patrocinador oficial (tempos de crise), o Fitub conta com diversos apoiadores que garantem um evento completo, com a Mostra Íbero-Americana, Mostra Blumenauense de Teatro na Escola, Palco Sobre Rodas e oficinas.

A coordenadora do festival, Pita Belli, lembra do apoio de entidades como o Sesc, responsáveis por trazer dois espetáculos convidados para o festival. São peças a serem apresentadas em locais abertos como a Praça do Teatro Carlos Gomes. O teatro na escola, que vem fazendo parte da programação nos últimos anos, teve a aliança da mostra blumenauense, que esteve no último semestre somente com espetáculos voltados ao público infantil.

Será a última edição do Fitub com Pita Belli no comando. Após 15 anos, ela decidiu passar o bastão para Fábio Hoster, que assume com a missão que coordenar a edição dos 30 anos.

Ingressos

As vendas ocorrem na bilheteria do Teatro Carlos Gomes sempre das 12h30 às 21h30. Os ingressos dos espetáculos pagos custam R$18 reais. O meio-ingresso, R$9 reais, é concedido a estudantes, professores, portadores de necessidades especiais e acompanhante, pessoas acima de 60 anos, aposentados, doadores de sangue, menores de 18 anos, sócios do Teatro Carlos Gomes e classe teatral, mediante apresentação de documento comprobatório.

Espetáculos gratuitos, como da Mostra Blumenauense de Teatro, necessitam também da retirada de ingressos na bilheteria.

 

A programação completa você encontra aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *