11/maio/2016

COLMEIA: carta do evento é atualizada

Além da carta, reunião do grande grupo definiu outros pontos para o evento de setembro


redacao@cidadeplural.com.br

colmeia

O coletivo COLMEIA está com uma nova carta oficial. O documento que apresenta a proposta foi atualizada e lida na última reunião do grupo, feita na terça-feira (10). A carta explica a ideia de coletivo de artes, como funciona o evento anual e como os artistas podem aderir.

MULTICULTURAL

A reunião de terça-feira (10) também encaminhou a troca entre as modalidades artísticas dentro do Carlos Gomes durante o evento, possibilitando que um determinado espaço receba mais de uma arte. A ideia foi aprovada por todos e será encaminhada para as próximas reuniões.

INFORMAÇÕES

Uma central de informações para o público no dia do evento também entrou na pauta da reunião. O Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação deve cuidar do assunto.

BICICLETAS

Uma novidade no COLMEIA 2016 será a participação das bicicletas. Um grupo de trabalho para organizar as ações em quem defende a bicicleta como meio de transporte e lazer foi confirmada para esta edição. A próxima reunião do COLMEIA será no útlimo domingo deste mês e as inscrições iniciam em 1º de junho.

Carta Colmeia

QUEM SOMOS
O COLMEIA, Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, é composto por pessoas de vários segmentos da produção artística e cultural de Blumenau e região, em Santa Catarina.

NOSSA CAMINHADA
Integrar artistas de diversos segmentos e linguagens, proporcionando espaços para apreciação, fruição e vivência da arte, provocando e instigando encontros gerais e setoriais para organizar o movimento COLMEIA. Fomentar a arte e ampliar a rede de contatos entre artistas, público, equipamentos e instituições culturais, promovendo o protagonismo e a autonomia na classe cultural.

O EVENTO
O Coletivo COLMEIA propõe ao Teatro Carlos Gomes a realização de um evento anual e em conjunto promovem, desde 2012, uma ação de dois dias com intervenções e experimentações artísticas. Criou-se um evento plural, compilando a produção local em diversas expressões: teatro, música, dança, visuais, hip hop, cultura digital, cinema, artesanato, moda, literatura, culinária, entre outros. As obras, performances e oficinas ocupam todos os espaços do teatro, estimulando o público – e os artistas – a se movimentar e interagir. O evento é colaborativo, organizado pela classe cultural em conjunto com o teatro. A parceria estabelecida indica que o Teatro Carlos Gomes cede as dependências e a estrutura sem custos e os artistas cedem a sua produção. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos.

COMO PARTICIPAR
(Adesão – inscrição – participação)
Adesão: o movimento COLMEIA tem como característica fundamental a sua abertura a adesões pelas redes sociais (por meio do grande grupo, nominado COLMEIA, no Facebook: https://www.facebook.com/groups/332493890159559/?fref=ts). Como primeiro passo, o interessado ingressa na rede social e solicita a participação no grupo e após aprovação ele irá deixar um recado (ex: “tô dentro”) confirmando a adesão ao grupo. A participação presencial nas reuniões é fundamental para o artista estar alinhado com as propostas e contribuir com a organização, comparecendo em pelo menos 50% das reuniões programadas para depois da sua adesão.
Inscrição: o Coletivo está aberto a todas as manifestações, e no evento prioriza propostas autorais, para integrantes que se façam presentes nas reuniões e que sejam artistas de produção regional. Em caso de grupo, pelo menos um integrante deverá participar das reuniões. Os artistas domiciliados em outros municípios, desde que justificado, poderão ter um representante. Essa pessoa poderá representar a si e a mais outro artista/grupo.

As inscrições são realizadas, por área, através de links divulgados na página do COLMEIA no www.facebook.com/coletivocolmeia, que dão acesso a um formulário. Ao inscrever-se, o interessado fornece informações pertinentes à sua obra e concorda em participar de forma espontânea e gratuita, tendo a disponibilidade para que sua participação ocorra em qualquer um dos dias do evento. Antes de divulgar ao público a programação final, o cronograma é partilhado aos inscritos com seu horário e local de apresentações. A partir deste momento, divulga-se a programação.

Participação: os moderadores dos GTS (grupos de trabalho por área) serão responsáveis por integrar toda a programação, encaixar as atrações nos espaços apropriados, respeitar o tempo de montagem/desmontagem, a carga limite de público (se for o caso), harmonizar as atrações para que uma não interfira na outra, e compor uma programação diversificada e que promova a integração dos diferentes gêneros e linguagens das artes.

Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *