31/agosto/2016

5ª Colmeia, o maior evento artístico de Blumenau, terá 270 atrações

Serão mais de 500 artistas no Teatro Carlos Gomes nos dias 24 e 25 de setrembro


redacao@cidadeplural.com.br

colmeia 2015

O Coletivo Colmeia promoverá nos dias 24 e 25 de setembro no Teatro Carlos Gomes a sua quinta edição. A união da classe artística da cidade, iniciada em 2012, vai bater um recorde: são 270 atrações confirmadas para o evento, mais de 500 artistas naquele que já pode ser dito como o MAIOR EVENTO ARTÍSTICO DE BLUMENAU.

O sucesso do evento está na forma de organização: trata-se de um coletivo independente, quase anarquista, de auto gestão, onde todos os artistas participantes são organizadores. Não há uma diretoria, um comando central: os artistas se dividiram em grupos de trabalho (a maioria deles representando uma arte) e dali sai um moderador que funciona mais como um secretário ou porta voz. As decisões são sempre coletivas, quando se trata do evento como um todo, definidas nas reuniões com o chamado grande grupo onde todos podem participar e têm direito a voz. O Colmeia não é seletivo, e sim inclusivo. Todos os artistas da cidade podem participar.

O Colmeia nunca teve um organizador principal, mas o nome de Clóvis Truppel (in memoriam) é sempre lembrado como um dos grandes idealizadores do projeto. Artista visual, Truppel era também um ativista social e foi um dos idealizadores do Nosso Inverno em 2009, um evento de dois dias no Carlos Gomes que teve como objetivo um protesto da classe artística contra as políticas públicas para o setor na cidade, e que serviu como embrião para o Colmeia.

A divisão desse ano ficou em 12 grupos de trabalho (GTs). Além das artes, haverá GTs de oficinas, para o público infantil e de mobilidade urbana, organizado por cicloativistas que decidiram unir sua causa ao movimento artístico.

São os GTs e o número de atrações confirmadas:
Artesanato (7)
Cênicas (21)
Cinema (11)
Culinária (14)
Dança (14)
HipHop (52)
Literatura (21)
Música (67)
Artes Visuais (41)
Oficinas (13)
Mobilidade (8)
Infantil (será uma rota com atrações para crianças)

A palavra Colmeia tornou-se uma sigla para Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e ocorre anualmente em uma parceria da classe artística com o Teatro Carlos Gomes, que cede quase todo o seu espaço sem custos durante um fim de semana.

“Receber e apoiar um evento como o COLMEIA, que é totalmente colaborativo, onde nós cedemos as dependências e os artistas cedem as suas artes, nos fortalece como instituição e como cidadãos. Assim contribuímos para a fomentação da cultura, aproximando a comunidade, os artistas locais e regionais”, comenta a coordenadora de eventos culturais do Teatro Carlos Gomes, Eloise Marangoni.

A programação completa do evento será divulgada na segunda-feira (05). Uma página oficial do evento elaborada em parceria com o Cidade Plural, que fará uma cobertura especial do evento.

“A produção coletiva buscou renovação através da colaboração, encontrou amor pela arte e o fazer acontecer. Esse ano trazemos duas novidades e fortalecemos mais uma vez o trabalho com os artisitas. Serão dois dias de muita arte para a comunidade e esperamos que ela se empodere do que lhe é de direito”, afirma a moderadora do GT Artesanato, Natele Petersen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *