História da Ferrovia do Vale é contada em livro

8 de novembro de 2016
Redação Cidade Plural

vagoes2

As histórias e os personagens que fizeram parte dos 62 anos de história da Estrada de Ferro Santa Catarina, que cortou o Vale do Itajaí no século XX irão compor o livro “Vagões de Lembranças” que será lançado nesta quarta-feira (9) na Livraria Blulivro do Shopping Park Europeu.

É o primeiro livro do jornalista Felipe Adam, uma obra patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumeau. A contrapartida será a distribuição de 300 exemplares para bibliotecas de escolas. O livro estará a venda por R$ 24,90.

A obra é uma grande reportagem fruto do trabalho de conclusão do curso de jornalismo feito pelo autor e levou dois anos, entre pesquisas e entrevistas, para ser feita. felipeadamAdam conta que nunca tinha andado de trem antes de começar o projeto, tampouco é filho ou neto de ferroviário. Porém, a sua paixão pelos trilhos veio de histórias contadas pelos seus pais.

“Desde pequeno ouço as histórias de minha mãe, moradora próxima de um ponto de embarque em Blumenau e de meu pai, natural de Presidente Getúlio, que, para poder andar de trem pegava o ônibus da ferrovia que fazia a ligação até Ibirama, local da estação mais próxima. Devido a estes dois fatores e também pelo fato de ter proximidade com as três principais cidades do leito ferroviário – Itajaí, Blumenau, Rio do Sul – optei em ir ao encontro da própria história”, explica.

Vagões de Lembrança tem a coordenação editorial de Soila Freese.