Dia de Luta Antimanicomial tem programação na cidade

17 de Maio de 2017
Redação Cidade Plural

A quinta-feira (18) será de reflexão e luta na saúde pública brasileira. Celebra-se na data, os 30 anos do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental na cidade de Bauru (SP), um marco na luta contra a existência de manicômios no país. Em Blumenau, uma roda de conversa e uma exposição marcarão a data.

A roda de conversa “30 anos de Luta Antimanicomial e Novas Perspectivas” ocorrerá das 9h às 18h na Fundação Cultural de Blumenau, que incluirá ainda apresentações de grupos teatrais, musicais e declamações de poesias, além de exibição de vídeos e fotos e exposição de produtos artesanais. A exposição abre às 8h30min, também na Fundação e ficará até o dia 24 de maio.

No dia 25 de maio, uma roda de conversa com o  Dr. Pedro Gabriel Goldinho Delgado (UFRJ), com o tema “Reabilitação Psicossocial: desafios atuais” fechará as ações programadas. O evento será na Furb a partir das 13h30min.

As ações são uma iniciativa da Associação dos Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental do Município com a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Furb.