18/fevereiro/2018

Cidade Plural DOIS ANOS – Conectar pessoas e ideias

EDITORIAL: Sobre o aniversário do portal


Jornalista, editor do Cidade Plural

Conectar pessoas e ideias para uma sociedade melhor. Unir as pessoas que fazem acontecer na cidade, trabalhar parcerias entre entidades, empresas e demais representações da sociedade civil. Lutar por uma cidade mais democrática, inclusiva, com uma mobilidade cidadã, focada na economia criativa e na inovação. É possível fazer isso através do jornalismo?

Essa pergunta eu me fazia há dois anos, quando o Cidade Plural entrou no ar. Deixar de lado um projeto editorial combativo, crítico ao extremo, polêmico e nada agregador para uma ideia que no primeiro momento parecia completamente oposta: um site do bem, a serviço da cidade, que criticaria quando fosse necessário, mas focado sempre nas soluções, focado sempre em comentar os bons exemplos.

A essência do Cidade Plural é um jornalismo cívico, voltado para aqueles blumenauenses que saem de casa, que não querem apenas serem moradores, mas cidadãos. O Cidade Plural começou a surgir quando percebia que precisávamos na cidade de uma imprensa em defesa aberta e pública da classe artística blumenauense, capaz de realizar façanhas incríveis como o Coletivo Colmeia.

Ainda antes do lançamento ficou claro que o projeto precisava ir além da arte. Era preciso conversar com aqueles que defendem e trabalham por um trânsito mais humanizado, com uma cidade com mais parques, uma cidade para as pessoas. Era também preciso ouvir os movimentos sociais, empreendedores que buscam algo diferente em Blumenau, era preciso falar de política sem o viés partidário, ou melhor, era preciso falar de cidadania.

Os dois primeiros anos do Cidade Plural foi de consolidação do nome, do projeto. Era preciso aumentar o diálogo com as pessoas, mostrar para elas que o Cidade Plural não é apenas um projeto jornalístico, mas cidadão. Trouxemos pessoas para escrever, abrimos espaço para a Cerveja, economia do momento em Blumenau, falamos muito de mobilidade.

A partir de agora, o Cidade Plural vai avançar ainda mais. Queremos ser cada vez mais um projeto jornalístico que conecte pessoas e ideias. Una movimentos, iniciativas, associações, empresas. Queremos ser um hub de informações que façam de Blumenau um lugar melhor para se viver.

Temos lado, bandeiras, convicções. Queremos a sua palavra, a sua participação. Para uma cidade plural queremos um jornalismo plural.

Venha conosco nos próximos anos. Queremos o mesmo para a cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *