Câmara de Vereadores discute mobilidade alternativa

3 de agosto de 2017

Jornalista, editor do Cidade Plural


A Câmara de Vereadores de Blumenau promove nesta quinta-feira (3), uma audiência pública para discutir meios de transportes alternativos.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, entram na pauta temas como transporte não motorizado (bicicletas) e também transporte individual, táxi, uber e eventuais outros aplicativos que possam vir para a cidade.

A iniciativa é do próprio Legislativo  e o Cidade Plural coloca suas posições e bandeiras sobre os temas em jogo:

  • Transporte individual não deve ser responsabilidade do poder público, que deve no máximo regulamentar (como outras profissões). O foco das discussões públicas deve ser o transporte público.
  • O transporte não motorizado é urgente. Não é preciso fazer projetos mirabolantes, a ABC Ciclovias já sabe o que precisa fazer.
  • É urgente uma ciclofaixa entre a Furb e o Centro (Rua São Paulo).
  • Transporte não motorizado não é só bicicleta. É preciso olhar para algo ainda mais básico: as calçadas.
  • O foco é o transporte “alternativo”, mas é urgente repensar o transporte coletivo. O novo edital praticamente não mudou nada do modelo antigo (em alguns pontos piorou como a ausência das estações de pré-embarque).
  • E o mais importante: é preciso ENCAMINHAMENTOS PRÁTICOS no final da audiência. Não adianta discutir, um monte de gente dizer que está ruim e nenhuma proposta, encaminhamento ou solução for apresentada.

 

Jornalista, editor do Cidade Plural