As eleições acabaram, a vida pública não

31 de outubro de 2016

Jornalista, editor do Cidade Plural

napoleao

Fecharam-se as urnas em Blumenau e o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) foi reeleito com quase 60% dos votos válidos contra o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD). No site Informe Blumenau você pode acompanhar todo o processo eleitoral sob a ótima da política, com análises sobre o resultado e os fatores que levaram a reeleição. Aqui no Cidade Plural, a discussão será um pouco diferente.

Com as urnas fechadas, nós damos os parabéns ao prefeito reeleito e aos 15 vereadores eleitos no início de outubro. Agora vamos ao que realmente interessa: o que será feito na cidade nos próximos quatro anos?

Tratar os recursos públicos com responsabilidade e garantir a maior eficiência possível nos serviços públicos municipais como Educação Básica (Infantil e Fundamental) e atenção básica na saúde é a obrigação de todo gestor público. Essa fiscalização, que em tese deve ser feita pela Câmara de Vereadores, precisará e deverá ter a atenção da imprensa, incluindo o Cidade Plural.

Mas o momento que o mundo passa, de instabilidade democrática, exige mais democracia, mais participação popular. E os próximos quatro anos serão cruciais em diversos temas.

A revisão do PLANO DIRETOR é um dos temas e vai ter audiência pública nessa segunda-feira (31), às 19h, na Câmara de Vereadores. O transporte coletivo vai ter uma nova licitação e o processo não foi tão transparente como o governo alega. A maioria das propostas apresentadas nas audiências e na consulta nos terminais foi negada pelo Executivo e não constam no edital que está prestes a ser lançado.

A revitalização do Centro, o investimento na economia criativa, o Plano Municipal de Cultura, mais recursos para a Fundação Cultural, o turismo a preservação ambiental/cultural na Nova Rússia e Vila Itoupava. Esses são alguns dos temas que vamos tratar aqui.

O Cidade Plural quer e vai fazer parte da vida pública de Blumenau. O portal está cada vez mais plural com novas vozes se juntando e debatendo a cidade. Defendemos um jornalismo cívico, em prol em desenvolvimento da cidade e pedimos sempre o diálogo o poder público.

Deixamos nossas diferenças de lado. A eleição acabou. Queremos espaço, ser ouvidos, queremos ajudar Blumenau a ser uma cidade melhor para se viver.

Jornalista, editor do Cidade Plural