Cultura e Arte

Novo conselho e novo edital – as políticas culturais para 2017

Depois de muitas críticas da classe artística com a possibilidade que não termos uma lançamento neste ano, a Fundação Cultural de Blumenau anunciou que lançará na quinta-feira (15), o edital do Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau. Com um valor total de R$ 437 mil, sendo R$ 35 mil o máximo para cada projeto, o novo edital está longe dos sonhos da classe artística, mas pelo menos garante o início dos procedimentos ainda neste ano.

As inscrições vão até a primeira quinzena de março e no mês de fevereiro será feito um workshop para instruir artistas e produtores culturais a participarem do edital. O último edital, lançado no fim de 2015 (com recursos liberados neste ano), foi referente a dois anos e apesar do valor mais elevado, recebeu críticas por se tratar de um edital muito burocrático se comparado a outras cidades de Santa Catarina.

NOVO CONSELHO

O anúncio do edital sucede o Fórum Municipal e a Conferência Municipal de Cultura, eventos ocorridos no último final de semana na Furb que tiveram na programação a eleição dos membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau (CMPC). Foram eleitos 10 titulares e sete suplentes que se somarão a 10 titulares e 10 suplentes indicados pela Prefeitura que irão compor o conselho a partir de 2017. Não foi divulgada a posse dos conselheiros.

A atual presidente e titular da cadeira de Cinema e Vídeo, Jacqueline Bürger não participará do Conselho após dois mandados. A atual vice-presidente, Soila Freese, foi reeleita para a cadeira de Comunicação e Formação em Cultura. O colunista do Cidade Plural Diego Lottin foi eleito titular para a cadeira de Música. Veja abaixo, os eleitos:

 

Patrimônio Material e Imaterial
Titular: Paulo Volles
Suplente: Gisele Diel

Museus e Espaços de Memória
Titular: Raquel da Silva Lindner

Artes Visuais, Design e Moda
Titular: Jamil Antonio Dias

Cinema e Vídeo
Titular: Luiz Guilherme Giovanella Antonello
Suplente: Deda Silveira

Comunicação e Formação em Cultura
Titular: Soila Freese
Suplente: Pepe Sedrez

Biblioteca, Literatura e Livro
Titular: Terezinha Manczak
Suplente: Val Perge

Música
Titular: Diego Lottin
Suplente: Jocenir Schurt

Artesanato e Cultura Popular
Titular: Tatiane Hardt

Teatro e Circo
Titular: Roberto Morauer
Suplente: Sabrina de Moura

Dança
Titular: Elton Gomes
Suplente: Diether Hoffmann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *